sábado, 13 de agosto de 2011

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

BORTONI-Ricardo, Stella Maris, 1945. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008
[...] “a tarefa da pesquisa interpretativa é descobrir como padrões de organização social e cultural, locais e não-locais, relacionam-se às atividades, (p.41)”
“A pesquisa interpretativista não está interessada em descobrir leis universais por meio de generalizações estatísticas, mas sim em descobrir com muitos detalhes uma situação especifica para compará-la a outras situações. (p.42)”
[...] “é tarefa da pesquisa qualitativa de sala de aula construir e aperfeiçoar teorias sobre a organização social e cognitiva da vida em sala de aula, (p.42).”
[...] “Ela examinou a interação de adultos e crianças e de crianças entre si na escola, na rua, em pracinhas e outros espaços públicos (p.42)”.
[...] “transformou seus alunos em verdadeiros etnógrafos, levando-os a entender as maneiras como as crianças lidavam com artefatos de letramento em suas famílias e comunidades, (p.42)”.
[...] “voltaram-se para a observação de como as crianças construíam suas narrativas, como interpretavam recomendações e perguntas feitas pelos professores, entre outros aspectos. (p.42)”
[...] “Seu objetivo era observar como as pessoas da comunidade procuravam traduzir seu conhecimento tradicional em conhecimento cientifico ao dar seus depoimentos. (p.42).”
[...] “ela mostra que certos grupos sociais desenvolvem em casa atividades de letramento afins às atividades das escolas, (p.44).”
[...] “enfatizou também a necessidade de reproduzir na escola elementos da cultura original das crianças, como cantigas, jogos, charadas etc. [...] a integração das dimensões macroanalíticas e microanalíticas na pesquisa educacional, (p.45).”
[...] “dois aspectos na didática de sala de aula ganharam relevância, especialmente, em países industrializados: a interação professor-aluno e a qualidade do processo de aprendizagem, (p.45).”
[...] “visando identificar a melhor forma de apresentar um assunto ou tópico em sala de aula e a acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Eles começam a investigar suas próprias turmas e a trocar experiências, o que lhes permitiu identificarem achados equivalentes ou contraditórios, (p.45).”
[...] “mas se propõe também a produzir conhecimentos sobre seus problemas profissionais, de forma a melhorar sua prática. O que distingue um professor pesquisador dos demais professores é seu compromisso de refletir sobre sua própria prática, buscando reforçar e desenvolver aspectos positivos e superar suas próprias deficiências, (p. 46).”
[...] “mas a literatura especializada traz sugestões para o conteúdo de diários dessa natureza, (p. 47).”
[...] “a releitura das notas de um diário é muito útil porque pode propiciar a inclusão de mais detalhes que voltem à memória, (p.47).”


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