sábado, 13 de agosto de 2011

SÍNTESE

A noção de desenvolvimento e aprendizado esta atrelada a um processo contínuo de evolução humana, desde o nascimento até a velhice, uma vez que este se dá em diversos campos da existência, ou seja, através das relações que o individuo mantém com o outro e com o mundo. Esta afirmação se dá, tendo como base as teorias vygotskianas, explícitas no texto em estudo: Desenvolvimento e aprendizado, da autora Martha Oliveira, no qual a mesma passa a desenvolver os diversos níveis e estágios do processo de desenvolvimento e aprendizado humano.
Segundo a autora, Vygotsky, nos remete a considerar etapas que são importantes no desempenho do desenvolvimento do sujeito, constituindo-os como desenvolvimento real e potencial, na medida em que o primeiro refere-se a algumas tarefas que a acriança consegue executar de forma independente, sem necessitar da ajuda de outras pessoas. Já a segunda, por sua vez, é oposta, ela é caracterizada a partir das etapas posteriores que o individuo tem como exemplos de outras pessoas, cujos afetam significativamente o resultado da ação individual.
Considerando tal ação, é possível perceber que a mesma atribui importância extrema nas relações sociais no processo de construção das funções psicológicas humanas. Mediante tais informações é plausível conceituar que os dois níveis de desenvolvimento antes citados possuem ligações diretas com a zona de desenvolvimento proximal, e esta é definida através das funções de amadurecimento que ainda estão em processo de desenvolvimento, ou seja, é como se o processo de desenvolvimento progredisse mais lentamente que o processo de aprendizado.
Nesta perspectiva podemos afirmar que o aprendizado é um dos elementos principais que impulsionam o desenvolvimento, eis que o aprendizado humano pressupõe uma natureza social especifica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que os cercam. Sobretudo porque, a atividade imitativa é uma oportunidade de a criança realizar ações que estão além de suas próprias capacidades, promovendo assim, um melhor desenvolvimento.
Do mesmo modo, isso ocorre quando o aluno recorre ao professor como fonte de informação para ajudá-lo a resolver algum tipo de problema escolar, não está burlando as regras do aprendizado, mas, ao contrário, utilizando-se de recursos legítimos para promover seu próprio desenvolvimento. Dessa forma, qualquer modalidade de interação social, quando integrada num contexto voltada para a promoção do aprendizado e do desenvolvimento poderia ser utilizada, portanto, de forma produtiva na situação escolar.
Mediante as concepções a cerca do desenvolvimento e a aprendizagem considera-se que a pré-história da linguagem escrita seja objeto necessário para a compreensão destes, uma vez que é impossível pensar o ser humano privado do contato com um grupo cultura, que lhe fornecerá os instrumentos e signos que possibilitarão o desenvolvimento das atividades psicológicas mediadas tipicamente humanas. O aprendizado, nesta concepção é o processo fundamental para a construção do ser humano.
Com isso, podemos dizer que independe da atividade a ser executada pelo individuo ele necessitará sempre de um percussor no mesmo âmbito, embora aquilo que se aprende pode e deve ser aprendido de formas diferentes valorizando o contexto critico, mesmo em meio às grandes influências sócio-históricas existentes na sociedade, este fator permitirá o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do sujeito em questão.
REFERÊNCIAS


OLIVEIRA; Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

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