sábado, 13 de agosto de 2011

OFICINA DE ANEDOTA

PLANEJAMENTO DA OFICINA DE ANEDOTA

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Professora: Lucineide Pereira dos Santos

Tema Central: Linguagem, Comunicação e Interação
Objetivos:
• Ler e interpretar textos.
• Fazer inferências.
• Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.

Conteúdos:

• Leitura
• Produção textual (oral e escrita).


Metodologia:

A oficina realizar-se-á em 4 horas, através de algumas ações:
• Apresentação do gênero anedota;
• Leitura das anedotas, observando a pontuação essencial que contribui para o humor;
• Analise das anedotas escolhidas;
• Reescrita de anedota, de acordo com os seguintes elementos: narrador, espaço, enredo, personagens e tempo;
• Socialização das criações;
• Atividade individual (extraclasse).


Etapas previstas:
I Momento (60 minutos)
Solicitar dos discentes que formem duplas em seguida fornecer a cada aluno uma anedota para que seja lida em silêncio. Pedindo aos mesmos que observe a pontuação e pense na entonação do texto.
II Momento (60 minutos)
• Depois de se familiarizarizados com o texto, solicitar que os alunos contem ou leiam a anedota para a turma. É muito importante acompanhar o ensaio das duplas para detectar quais as dificuldades que os alunos possuem na execução da tarefa.
Intervalo (20 minutos)

III Momento (60 minutos)

• Depois de todas as anedotas contadas, pedir à turma que escolha as mais engraçadas. Analisando com eles o que as faz tão divertidas. Aponte nelas jogos de linguagem, a falta de lógica, o inusitado, os desvios e as distorções do padrão, o duplo sentido, as amplificações comuns aos textos cômicos. Esse tipo de análise aguça o espírito crítico do aluno e torna-o mais consciente das estratégias linguísticas para produção de sentidos.

IV Momento (40 minutos)
• Interpretação do texto;
• Reescrita de anedotas;
• Socialização das criações.

• Avaliação:
A avaliação enfocará a participação individual e coletiva para a construção das atividades propostas, a capacidade de interpretação em torno dos textos e a produção escrita.
Recursos:
• Oficio
• Xerox

Atividade extraclasse:


Referencias:
http://sitededicas.uol.com.br/piadas4.htm
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/02/o-papagaio-especial.html Acesso em
24/07/2011>
TERRA, Ernani. Projeto Radix: português, 6º ano. São Paulo: Spicione, 2009.



















Colégio:_______________________________________________________
Data:____/____/____ Serie:________ Turma:________
Aluno (a):______________________________________________________
Professora: Lucineide Pereira dos Santos
Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Atividade presencial:
Hora do texto
No restaurante:
__ Ô, garçom! Este prato está
Intragável! Chame o gerente.
__Não vai adiantar nada. Ele
Também não querer isto...

Em qual local ocorreu o fato relatado no texto? Quem são os personagens?__________________________________________________________________________________________________________________________________
Os textos orais são produzidos com as mais diversas intenções: transmitir uma informação, descrever algo, ensinar a fazer alguma coisa, contar um fato real ou fictício, expor uma opinião sobre algum assunto. Levando isso em conta, com que finalidade o texto que você leu foi produzido?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
No texto, há uma breve conversa entre duas pessoas. Que nome recebe esse tipo de conversa?____________________________________________________________________________________________________________________________________
Em sua opinião, o que significa a palavra intragável?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na verdade, não é o prato que está intragável. O que para o cliente está intragável?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que o cliente pede ao garçom que chame o gerente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________









Colégio:_______________________________________________________
Data:____/____/____ Serie:________ Turma:________
Aluno (a):______________________________________________________
Professora: Lucineide Pereira dos Santos
Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Atividade não presencial:

Você foi almoçar em um restaurante que um amigo lhe indicou. Suponha que tenha ocorrido uma (ou mais de uma) destas situações:
a) A comida não estava boa.
b) A porção era muito pequena.
c) O prato que você escolheu no cardápio não podia ser servido.
d) O preço era muito alto.
e) Houve muita demora no atendimento ao pedido.
f) Você pediu um prato e lhe serviram outro.
Insatisfeito, você pretende fazer uma reclamação. Para quem você faria e de que maneira?_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Recorte de jornal ou revista uma anedota e faça uma análise minuciosa acerca da mesma.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Papagaio Especial
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
- Queria um Papagaio que fosse especial.
- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O Papagaio respondeu:
- Aí eu caio!

Cachorro mal-educado
Um cachorro faz xixi na perna de um ceguinho que estava parado na esquina esperando para atravessar a rua.
Ao sentir o líquido escorrendo pela perna, o ceguinho enfia a mão no bolso e oferece uma bolacha para o cachorro.
Ao ver a cena, uma velhinha comenta:
-Nossa, como você é bonzinho! O cachorro fez xixi em sua perna e você ainda dá comida pra ele!
-Que nada, senhora. Eu quero é saber onde que está a cabeça dele pra dar uma bengalada!

Criatividade Escolar
Na volta às aulas, a professora animada expõe seus ensinamentos para a classe:
-A nossa mãe é uma coisa muito importante e, por isto, quero que cada um conte uma história e esta história deverá acabar com a frase: “Mãe só tem uma”.
E o Juquinha começou sua história:
Um dia na hora do almoço, minha mãe, olhou para mim e disse:
-Juquinha vá à geladeira e pegue duas coca-colas, uma para você e outra para o seu pai." - Eu fui à geladeira e depois de olhar bem lá dentro, disse bem alto:
- Mãe, só tem uma!

Sorvete de Azeitona
O garoto chega à sorveteria e pergunta:
- Tem sorvete de azeitona?
Aí o cara responde:
- Não
Dia seguinte:
- Tem sorvete de azeitona?
- Não.
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona?
- Não
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona?
- Tem!
- Eca!






Um comentário:

  1. JTG Marriott Casino Hotel & Spa, San Diego, USA - JtmHub
    JTG 김제 출장마사지 Marriott Casino Hotel & 창원 출장마사지 Spa, 충주 출장안마 San 상주 출장마사지 Diego, USA offers its guests a stylish retreat, 오산 출장샵 which is close to Oracle's Venetian® hotel, which is connected to the

    ResponderExcluir