sexta-feira, 6 de maio de 2011

Plano de Aula - Cordel e Rap

Tema Central: Do Cordel ao Rap: o fortalecimento da linguagem popular
Conteúdos:
• Apropriar-se do texto;
• Leitura;
• Produção de texto;
• Texto informativo com a origem dos temas abordados;


Objetivos:

• Desenvolver a expressão e a comunicação para a linguagem oral e escrita;
• Perceber as características do Cordel e do RAP;
• Apresentar inquietações acerca do texto não verbal mostrado nos cordéis (xilogravuras);
• Desenvolver o senso crítico de forma mais aguçada;
• Refletir sobre a realidade do país;
• Relacionar os gêneros com a cultura dos jovens.

Metodologia:

A oficina realizar-se-á em 4 horas, através de algumas ações:
• Conceituar os temas abordados com o auxilio dos textos informativos;
• Exibição do vídeo “Literatura de Cordel”;
• Exibição do Repente “Baseado em fatos reais” de “Detentos do RAP;
• Comparação entre ambos;
• Características da confecção do RAP e do Cordel;
• Produção destes em grupo;
• Sugestões de temas para estas produções, (natureza, violência, preconceito...);
• Socialização das produções.

Cronograma

I Momento (20minutos)
 Acolhimento;
 Leitura do texto “Felicidade” com letra exposta em slide;
II Momento (40 minutos)
 Vídeo do repente
 Aula expositiva:
• Entrega da letra do RAP, com intuito de perceberem as características;

III Momento (50 minutos)
 Vídeo da literatura de Cordel;
 Aula expositiva:
• Identificar se há alguma semelhança entre os vídeos;
• Manuseio de exemplares de Cordéis;
• Distribuição dos textos informativos.

 Intervalo (20 minutos)

IV Momento (20 minutos)
 Leitura compartilhada dos textos.
V Momento (60 minutos)
 Como produção os alunos em grupos de 4 componentes , vão criar um cordel e um RAP.
VI Momento (30 minutos)
 Socialização das criações;
 Dispersão.

Avaliação:
A avaliação acontecerá a partir de vários aspectos observados no educando, tais como:
• Capacitação para leitura;
• Interpretação dos textos;
• Percepção das linguagens popular exposta no vídeo;
• Capacidade de relacionar as linguagens do vídeo com o cotidiano, com a realidade dos jovens e do mundo;
• Produção de textos;
• Trabalho em grupo;
• Socialização.
Recursos:
• TV
• Papel ofício
• Xerox do texto informativo, da canção RAP “Estudo Errado” de Gabriel O Pensador
• Exemplares de Cordéis.


Atividade extraclasse:

• Solicitar que os alunos criem em casa um RAP e o socializem na próxima aula.







Referências:
Kaplan, de Sheila. In: revista ciências hoje das Crianças. Rio de Janeiro: Ciências Hoje, 2004.
Godinho, Maria Cristina Portugal, et al. Português para Todos: São Paulo: Scipicione,2004.
http://www.youtube.com/watch?v=x3JnkzLfqLI
http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap_brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário