Linguagem, Comunicação e Interação
Objetivos:
• Ampliar o repertorio literário;
• Exercitar a leitura e a compreensão textual;
• Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
• Declamar poemas explorando os recursos existentes na oralidade e valorizar os sentimentos que o texto transmite;
• Identificar as figuras de linguagem presentes na construção de sentido do poema;
• Identificar o pronome (pessoal, possessivo e de tratamento) na construção de sentido do poema;
• Valorizar a entonação de voz;
• Expressar-se melhor no grupo.
Conteúdos:
• Leitura, escrita e interpretação de poemas;
• Oralidade;
• Produção textual.
Metodologia:
A oficina realizar-se-á em 4 horas, através de algumas ações:
• Apresentação de vários poemas;
• Leitura em grupo de um texto explicativo sobre poemas, exposto em cartaz;
• Exposição da canção de Adriana Calcanhoto “Fico Assim Sem Você”, com o intuito de perceberem as rimas;
• Completar um poema fragmentado (junto com a professora), exposto no quadro;
• Conhecimentos linguísticos a partir do poema;
• Pegadinha com o poema adivinha para descontrair;
• Atividade individual (confecção de um poema);
• Socialização das criações.
Etapas previstas:
I Momento (60 minutos)
Levantando conhecimentos prévios acerca do poema:
• Conversa informal; apresentação de vários poemas, leitura dos mesmos com intuito de perceberem suas características, solicitando que os discentes se posicionem acerca e, também recitem outros poemas que conheçam.
• Buscar evidenciar nessa primeira leitura:
O que já compreender acerca do poema;
A existência de diferentes temáticas;
Diferenças quanto a estrutura (linguagem, sonoridade, organização em estrofes...).
Aprofundando os conhecimentos acerca do poema:
II Momento (50 minutos)
• Exposição dialogada; explicações acerca do poema para aprofundamento quanto:
Função social;
Características do poema (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
Diferença entre prosa e verso; poema e poesia.
III Momento (50 minutos)
• Assistir ao clipe da canção de Adriana Calcanhoto, com exposição da letra solicitando que os discentes acompanhem oralmente, buscando:
Perceber o eu lírico/ poético;
Diferenciar autor de eu lírico;
Perceber a sonoridade, o jogo com as palavras, as imagens sugeridas e criadas;
Identificar as figuras de linguagens presentes na construção do poema;
Perceber o uso do pronome pessoal, possessivo e de tratamento na construção de sentido do poema;
Relacionar texto, melodia e imagens no clipe.
• Socialização da leitura e sistematização dos conhecimentos acerca do poema.
• Em seguida, solicitar que completem um poema fragmentado, para socialização e comparação no coletivo e levantar junto ao grupo sugestões de temáticas/ motivos que levariam cada um a escrever um poema.
Intervalo (20 minutos)
Pegadinha com o poema Adivinha para descontrair e também trazer o grupo de volta à concentração.
IV Momento (60 minutos)
Produzindo poemas
• Atividade individual:
Confecção de poema a partir das temáticas sugeridas pelo grupo e considerando os aspectos estudados;
Produzir painéis para exposição/ socialização das criações.
Avaliação:
A avaliação enfocará a participação individual e coletiva para a construção das atividades propostas, a capacidade de interpretação em torno dos textos e a criatividade.
Recursos:
• TV Pendrive
• Tesoura
• Cola
• Lápis de cor
• Hidrocor
• Cartolinas
• Xerox dos textos
Atividade extraclasse:
• Estudo e atividade escrita e individual sobre:
Poema;
Figuras de linguagem (comparação e metáfora);
Pronome (pessoal, de tratamento e possessivo).
Referências:
CAMPOS, Elizabete Marques. Viva Português; 2 ed. São Paulo: Ática, 2009.
http://www.google.com.br/ig?hl=pt-BR
PARABÉNS! AMEI!
ResponderExcluirÉ EXCELENTE TRABALHAR POESIAS.OS ALUNOS FICAM ENTUSIASMADOS. PARABÉNS!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho desenvolvido
ResponderExcluir